Os suportes para facas, mais conhecidos como porta-facas, oferecem segurança e organização para a cozinha profissional, acondicionando um instrumento tão necessário e importante na preparação de alimentos.
É outro item pouco lembrado quando se planeja a cozinha do restaurante, mas com o desenrolar do dia a dia da cozinha, sua ausência acaba sendo notada.
A organização da cozinha, a facilitação do manuseio das facas, a segurança dos funcionários, evitando acidentes e a proteção do fio das facas são argumentos mais que justificáveis para a aquisição desse item.
Muito utilizadas em todos os estabelecimentos que servem comida, as facas são dificilmente armazenadas de maneira adequada. Entre as mesas, no fundo das pias e até soltas em gavetas, frequentemente causam acidentes. Com a especialização dos chefs muitos modelos de facas, cada uma com uma finalidade diferente, apareceram e permitem o melhor desempenho e qualidade no trabalho. Guardadas juntas, perdem o fio e podem até quebrar a pontinha. Uma pena, já que podem ser muito caras.
Os cepos de madeira não são permitidos e a barra magnética oferece risco de corte quando os cozinheiros e funcionários estão distraídos, pois a faca fica toda aparente. Alguns modelos de porta-facas são fabricados também em polietileno, no entanto são mais difíceis de lavar e tem menor durabilidade.