Balcão refrigerado é frequentemente encontrado em cozinhas industriais e restaurantes. Isso porque permite o aproveitamento da parte superior como se fosse uma mesa e a parte inferior como geladeira. Ao mesmo tempo em que se trabalha na parte de cima, pode armazenar os ingredientes em temperatura adequada na parte de baixo, aproveitando o espaço e conferindo praticidade à cozinha profissional.
Muitas cozinhas industriais deixam no balcão refrigerado aquilo que vai ser usado durante a operação. Os alimentos saem das câmaras frias, onde estão estocados em grande quantidade e vão para o local de operação, já porcionados e na quantidade adequada ao uso do dia. Além dessas funções é utilizado também para expor o alimento.
Nos bares, o balcão refrigerado é usado para armazenar a bebida que vai ser vendida. Basta regular a temperatura desejada. As cervejas costumam ficar em temperatura negativa e os refrigerantes na temperatura positiva.
Alguns bares têm balcões refrigerados próprios para preparo dos drinks, inclusive com pia e cubas refrigeradas onde a fruta fica guardada. Os mais sofisticados podem ainda armazenar o gelo já picado ou em cubos que vai ser usado. Fora do país encontramos balcões refrigerados com 4 compartimentos para gelo, dada a variedade de drinks feitos.
Em restaurantes por kg, o balcão refrigerado é utilizado até no salão. Na área de venda e atendimento a comida fica exposta no tampo, em recipientes bonitos e decorativos e na parte de baixo o espaço é aproveitado como geladeira.
Nos quiosques em shopping é muitas vezes o único espaço refrigerado, por isso o balcão ganha múltiplos acessórios, como pias e cubas.
Nas sorveterias, o balcão refrigerado, em temperatura mais baixa, acondiciona o sorvete, que fica exposto para venda e também os ingredientes que serão servidos junto, como frutas e coberturas.