Cozinha industrial é o termo que se usa para chamar as cozinhas profissionais utilizadas para preparar grande quantidade de refeições, com medidas e dimensões para atender a mercados como cozinhas de restaurantes, cozinhas de hotéis, cozinhas de hospitais, cozinhas de escolas, cozinhas de clubes, cozinhas de indústrias e demais empresas ligadas ao segmento de alimentação fora do lar.
Seja qual for o segmento do mercado de alimentação, envolvido no preparo de alimentos fora dos lares, a cozinha industrial é o coração desse processo, seja pelo projeto funcional que facilita o preparo das refeições, economizando espaço, reduzindo custo, proporcionando um visual atraente aos clientes ou atendendo às normas e legislação vigente.
O planejamento e a execução do projeto da cozinha industrial, com equipamentos, maquinário, móveis e utensílios adequados, significa o sucesso ou fracasso de sua produção e do seu negócio.
A dinâmica de uma cozinha profissional, na maioria das vezes segue um processo industrial. É uma espécie de linha de montagem em que cada pessoa, cada equipamento tem uma função única no preparo de cada prato. Assim, é necessário conhecer o processo antes de adquirir os equipamentos, saber o ramo com o qual a cozinha trabalhará, seja carnes, bolos, pizzas, doces, comida caseira, entre outros.