FOGÃO PROFISSIONAL PARA RESTAURANTE

Fogão profissional para restaurante, também conhecido como fogão industrial, é um item básico que não pode faltar em qualquer cozinha de restaurante. Pequenos ou grandes, com ou sem forno são o coração da cozinha industrial.

A grande diferença de um fogão próprio para restaurante e um fogão doméstico, desses utilizados nos lares, é que são mais fortes e com durabilidade bem mais elevada, aguentando o uso intenso. Cada modelo tem a sua indicação e a maioria dos alimentos preparados passa por eles.

A principal vantagem do fogão profissional é, sem dúvida, a rapidez no cozimento. Em um restaurante, isso é muito importante para que o cliente não tenha que esperar muito tempo para comer. Ele quer receber um prato fresco e saboroso, mas que fique pronto com relativa rapidez.

Quem tem uma cozinha profissional ou trabalha com encomendas de diferentes receitas também precisa ter um fogão industrial. Com ele dá pra cozinhar mais rápido, fazendo uma quantidade maior de pratos em menos tempo e com qualidade.

Outra vantagem é a durabilidade. Como o fogão profissional é fabricado com materiais resistentes, como ferro e aço, possui estrutura mais rígida do que as versões domésticas, sendo mais robustos.

A agilidade e redução do tempo empregado no preparo da comida e reflete nos custos. E a economia vai além da despesa com gás ou energia, pois quanto mais rápido um cliente for servido, maior será a rotatividade do restaurante.

A escolha do tipo de fogão profissional passa por alguns critérios; são eles:

  • O tamanho da cozinha;
  • A capacidade de atendimento;
  • A própria infraestrutura do local (de gás e/ou elétrica).

Os fogões industriais podem vir com queimadores de 300gr/h, 600gr/h ou 900gr/h e bandeja aparadora. Podem ser desmontáveis e também são fabricados para centro de cozinha, podem ter chapa bifeteira em ferro fundido e banho-maria em aço inox.

O fogão industrial, ou fogão profissional para restaurante, pode vir ou não com forno. Alguns modelos como o de 8 bocas podem vir até com 2 fornos. Ajudam a economizar espaço e sua cozinha e aumentam muito a produção.

FOGÃO PROFISSIONAL DE ALTA E BAIXA PRESSÃO

Os fogões profissionais podem ser de alta ou de baixa pressão. Os modelos de baixa pressão possuem reguladores que permitem a definição da altura e intensidade das chamas, e ainda a economia de gás. O gás passa pelo regulador e vai para o fogão com menos pressão. Esse tipo de fogão permite o uso com o gás de rua.

Nos fogões de alta pressão, o gás vai direto ao fogão sem redução de pressão, assim a chama sai com enorme potencia, mas sem muita regulagem. São muito utilizados em locais que precisam cozimento muito rápido, como restaurantes orientais e buffets. Esses só podem ser utilizados com botijão.

O fogão profissional tem assistência técnica da própria fábrica e garantia de 3 meses. O prazo de entrega é rápido e ele pode vir com diversas configurações, escolhidas no momento da compra.

CUIDADOS E MANUTENÇÃO DO FOGÃO PROFISSIONAL

Os fogões profissionais devem passar por limpezas frequentes evitando sujeira e consequente contaminação dos alimentos. A limpeza garante o cumprimento das normas de higiene da Vigilância Sanitária, pois evita que restos de comida fiquem presos à estrutura dos mesmos.

Como o fogão industrial é feito de ferro ou aço, aceita bem inúmeros tipos de produtos, como desengordurantes. Como também não possui grades e todas as peças que o integram são desmontáveis, são muito fáceis de limpar. A agilidade é visível não apenas no cozimento, mas também na limpeza. E isso é extremamente vantajoso, pois mantém a rotina fluindo com rapidez na cozinha.

CUIDADOS COM A INSTALAÇÃO DE FOGÃO PROFISSIONAL NO RESTAURANTE

A instalação do gás GLP é um dos pontos mais relevantes para bares e restaurantes que pensam no abastecimento a granel. Questões como adequação do espaço, interferência na planta ou na fachada e obediência às normas técnicas são sempre importantes. Fique atento onde instalar o gás GLP no seu bar ou restaurante.

Cabe à sua fornecedora de gás fazer um projeto de instalação específico, assinado por um responsável técnico, de acordo com o seu espaço, sua planta e seu perfil de uso. Essa instalação deve seguir as normas de segurança para liberação de uso, incluindo os testes e regulagens de equipamentos.

A montagem e a manutenção das instalações de centrais e tubulações para GLP devem ser realizadas por profissionais qualificados da própria fornecedora.

As principais normas técnicas a conhecer são as do Corpo de Bombeiros Estadual e as da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas. A área destinada para a central deve constar na planta baixa do projeto de instalação, sempre considerando a planta do seu imóvel e a localização da cozinha.

Os recipientes de GLP devem ser situados no exterior das edificações, em locais ventilados. É proibida a instalação em locais confinados como porões, garagens subterrâneas e forros, entre outros. Este local deve ser estratégico para o reabastecimento sem a interrupção da alimentação do gás aos equipamentos de utilização.

UM FOGÃO PROFISSIONAL IDEAL PARA CADA TIPO DE COZINHA

Quando não há possibilidade de usar gás, o fogão elétrico é a melhor escolha. Ele pode ter uma ou duas bocas e é feito em aço inox. Por isso, ao procurar o fogão ideal é importante saber as necessidades da cozinha profissional. Se muitas refeições serão preparadas, qual o tempo de cozimento estimado, qual a frequência de uso do produto e se o tipo de abastecimento é gás ou energia elétrica, por exemplo.

Os fogões profissionais vendidos pela PA Equipamentos são dos melhores fabricantes nacionais, de conceituadas empresas do eixo São Paulo e Rio de Janeiro. Aqui você encontra tudo de mais adequado em fogões para seu restaurante ou cozinha industrial.

FORNO E FOGÃO

FOGÃO PARA RESTAURANTE

Fogão é um item fundamental e que não podem faltar em uma cozinha industrial. Pequenos ou grandes, com ou sem forno, são o coração da cozinha. Muito fortes e com durabilidade elevada aguentam o agito do dia a dia.

Cada modelo de fogão tem a sua indicação e a maioria do preparo dos alimentos passa por eles.

Os fogões industriais vendidos pela PA Equipamentos são fabricados pela Metalmaq, empresa do Rio de Janeiro existente há mais de 40 anos, ou pela Itajobi, do interior de São Paulo.

O fogão industrial vem com gambiarra de 1”, registro em latão cromado ou registro Apis, grelhas e queimadores em ferro fundido reforçado, podendo vir com queimadores de 300gr/h, 600gr/h ou 900gr/h e bandeja aparadora.

Já o fogão industrial fabricado para o centro da cozinha, pode ter chapa bifeteira em ferro fundido e banho maria em aço inox. São fabricados também com adaptação para gás de rua, mas nesse caso precisam ser encomendados.

O fogão industrial tem assistência técnica da própria fabrica e garantia de 3 meses. O prazo de entrega é rápido e ele pode vir com diversas configurações, escolhidas no momento da compra.

As bocas podem ser de tamanho 30×30,40×40 ou 50×50 cm. O fogão industrial também pode ser fabricado em aço inox 304 ou 430 (mais simples). Quando fabricado em ferro possui pintura eletrostática e o tampo não tem emendas. Os queimadores podem ser de alta pressão, como os normalmente utilizados em restaurantes de comida japonesa e chinesa.

FORNO PARA RESTAURANTE

Para assados em geral, alguns preparam até legumes cozidos. Pizzas, carne, peixes e massas entre outros alimentos passam pelo forno. O tipo certo vai proporcionar a melhor apresentação do seu produto e manter o gosto adequado. A PA Equipamentos trabalha com vários modelos de fornos diferentes. São fornos de lastro (fundo de pedra), elétricos e a gás, em diversos tamanhos e marcas, combinados das duas mais tradicionais empresas do segmento (Rational e Pratica), salamandras e fornos pequenos. Cada modelo tem uma indicação diferente.

MARMITEIRO INOX

O marmiteiro elétrico é muito utilizado em locais que não tem uma cozinha industrial montada, como obras e pequenos escritórios. As pessoas trazem a marmita de casa e colocam nele para aquecer. Ficam em banho-maria até o horário da refeição (normalmente o almoço). Práticos, não exigem toda a estrutura física que a cozinha necessita e nem pessoal para opera-lo, basta ligar e verificar o nível da agua. A instalação consiste em apenas uma tomada preparada, 110 ou 220 V.

O marmiteiro industrial, fabricado pela PA Equipamentos é feito em aço inox 430, com cavalete de inox. O marmiteiro pode ser para 6, 12, 18, 25, 36, 50, 75 ou 100 marmitas. São elétricos. O marmiteiro para 6, 12 e 25 marmitas tem um andar. O marmiteiro de 36 e 50 marmitas tem dois andares. O marmiteiro de 75 marmitas tem 3 andares e o de 100 marmitas tem quatro andares. As marmitas ficam em banho maria e não tem contato com a resistência.

É importante nos marmiteiros elétricos, que a partir do tamanho de 25 marmitas, haja uma ligação elétrica feita especificamente para ele, se possível com um disjuntor próprio e com ligação vinda diretamente do quadro de força. A resistência é blindada e isolada. Não podem funcionar sem agua. Deixe a comida de seus funcionários quentinha.

SUPORTE PARA FACAS

Facas soltas e armazenadas de maneira inadequadas representam um risco em qualquer cozinha industrial. Podem causar acidentes e também contaminar os alimentos. Assim, o suporte para facas permite que elas sejam armazenadas adequadamente e estejam sempre prontas para o uso.

Os suportes para facas da PA Equipamentos são fabricados em aço inox 304, pequenos de 25 cm e grandes de 50 cm. Tem local para encaixe da chaira e para as facas. No modelo luxo a lamina da faca fica praticamente toda escondida e no modelo simples a ponta das facas fica aparecendo. Muito usados em açougues e supermercados estão disponíveis para entrega imediata.

PRATELEIRAS

A maior vantagem das prateleiras é aproveitar o espaço aéreo de sua cozinha sem prejudicar o movimento. Com cozinhas cada vez menores todos os locais devem ser aproveitados. Podem ser guardados mantimentos, utensílios e demais itens. As tubulares colocadas em cima das pias são usadas também para escorrer os utensílios.

As prateleiras em inox da PA Equipamentos são fabricadas em aço inox 430 ou 304, com espessura de 1,00 mm. Possuem mão francesa também em aço, só que com espessura de 1,2 mm (mais grossa). Dependendo do tamanho da prateleira inox ela pode vir com 2 ou 3 mãos francesas. As prateleiras inox devem ser fixadas na parede com parafusos e buchas de 8 ou 10, de preferência de aço inox para que possa aguentar peso.

A característica anticorrosiva do aço 304 permite a lavagem diária e o uso em ambientes úmidos. O 430 é mais indicado para lugares e estoques secos. As prateleiras inox da PA podem ser gradeadas, permitindo que utensílios como panelas sejam colocados para escorrer.

Temos em estoque praticamente todos os tamanhos de prateleira inox padrão e podemos fabrica-la de acordo com a sua conveniência. Quando o assunto é prateleira inox, não deixe de nos consultar.

PORTA COMANDAS

Também chamadas também de réguas, tem a função de deixar as comandas totalmente organizadas e em fila, agilizando o fluxo de trabalho da cozinha do restaurante. Como prendem a comanda de papel, não as deixam soltas na mesa, onde correm o risco de voar e o pedido se perder. Presas na parede, permitem a fácil visualização e controle pelo cozinheiro.

Fabricados em aço inox 430, devem ser fixados na parede com parafuso e bucha. Dois tamanhos disponíveis, 50 cm e 1 metro, com entrega imediata.

UTENSÍLIOS DE COZINHA INDUSTRIAL

Outra categoria de produtos que abrande dezenas de itens, cada um com finalidade e mais apropriados a cada tipo de cozinha de restaurante, são os chamados utensílios de cozinha industrial. Itens como bandejas, facas, porta-facas, porta comenda e tudo o mais para facilitar o trabalho na sua cozinha industrial.

Aqui na PA você encontra tudo em equipamentos para restaurante, montando sua cozinha industrial com itens exclusivos, feitos em fabricação própria em aço inox, ou as melhores marcas do mercado, além de contar com a assessoria de profissionais que estão há mais de 50 anos no ramo.