Forno profissional para restaurante, forno para padarias ou forno para cozinha industrial, são todos aqueles usados em ambiente profissional, que permitem manter um padrão de qualidade e economia, produzindo alimentos com qualidade homogênea todos os dias, especialmente nos produtos de panificação.
Um bom restaurante ou produção de alimentos de forma profissional pede um bom forno para o preparo das refeições. Saiba que existem diversas opções de fornos, para que você possa escolher de acordo com o que pretende servir, do tamanho de seu estabelecimento e de suas demandas.
O bom processo de assar os alimentos nos fornos, controlando a umidade e a fonte de calor, garantindo a aparência, crocância, cor e brilho únicos são fatores decisivos; Tanto pela qualidade do que será servido, quanto pela grande economia de gasto com gás ou energia elétrica, são fatores de sucesso ou fracasso de seu estabelecimento.
Conheça aqui as opções de tipos de fornos profissionais que garantirão alta performance para sua produção, lhe permitindo fazer a escolha certa.
Sobretudo os proprietários que atuam no setor de panificação e confeitaria, estão cada vez mais preocupados com a economia de energia, e o impacto nos seus custos. Diversos estudos mostram que nos restaurantes e cozinhas industriais menos atualizadas, os fornos chegam a representar 70% do consumo energético total do estabelecimento.
FORNO PROFISSIONAL MAIS ECONÔMICO
Até bem pouco tempo atrás, as panificadoras substituíam os seus fornos elétricos por fornos a gás na tentativa de reduzirem o gasto com energia. Contudo, essa tendência nem sempre se mostrou correta, pois dependendo do modelo e do tipo de uso, os fornos a gás podem ser menos econômicos que os fornos elétricos e vice-versa.
Hoje em dia, tanto os fornos a gás como os elétricos são dotados de sistemas extremamente evoluídos que permitem economias e desempenho extraordinários. A escolha dos fornos certos para os lugares certos é uma condição imprescindível para reduzir o gasto da cozinha industrial, restaurante ou panificadora.
Para que essa escolha seja acertada, o empreendedor precisa analisar algumas condições como:
- Os géneros de produtos que vão assar,
- As quantidades assadas para cada tipo
- Os ciclos da produção (contínuos ou em função da demanda dos clientes ou da própria produção).
Essa análise de finalidade de uso do forno ajuda na definição da capacidade necessária para os fornos e na escolha da melhor opção.